sábado, 1 de janeiro de 2011

O Padroeiro da Renovação

Sempre fui aficionado por ciclos. E não sou só eu que é assim. Quantas poesias a lua já não rendeu ao minguar e crescer indefinidamente levando e trazendo consigo as marés? Adoro me encontrar em um mesmo lugar do passado, mas sendo outra pessoa agora no presente. Uma pessoa mais crescida em diversos aspectos e, talvez, minguante em outros. De qualquer modo, outra pessoa.

O fim do ano é, para mim, uma época mágica. Não pelas luzes e pelo bate-o-sino, mas por ser o meu marco de reflexão. Muitos acusam os otimistas de tolos que têm falsas esperanças para o ano vindouro. O fim do ano é simplesmente meu rápido fechamento para balanço. Poderia ser qualquer outra data ou mesmo nenhuma. Eu escolhi o fim do ano justamente por minha paixão pelos ciclos.

Não há símbolo melhor, em minha opinião, para o fechamento deste ciclo do que a Corrida de São Silvestre. Durante os 15 quilômetros, em meio a gritos de apoio e fantasias criativas, me pego a pensar nas conquistas que tive no ano que termina, nos lugares que conheci, nas palavras que aprendi, nas pessoas que perdi, nas estórias que escrevi (minhas queridas piruás), nos filmes que assisti e no aumento que não recebi. Treinamos por meses para a prova. Ela é nossa festa de entrega do Oscar. A comemoração pelo fim de mais esta fase e pelo começo de uma nova. Este ano não foi fácil. Nunca é. O joelho dói, o coração explode, a boca seca e a pele queima. Mesmo assim, a Brigadeiro volta ser plana, nós viramos à direita e lá está novamente a Paulista. Lotada. Aplausos por toda parte. O ano acabou com a sensação única que só sabe quem já completou essa corrida.

Desconheço quem tenha sido São Silvestre. Não tenho a menor idéia dos milagres que lhe foram atribuídos. Contudo, para mim, ele é o santo que cuida dos ciclos de nossas vidas. O padroeiro da nossa renovação. Já dizia um velho amigo:

Everybody had a hard year.
Everybody had a good time.
Everybody had a wet dream.
Everybody saw the sunshine.


Que 2011 seja muito melhor que 2010 para todos nós!

5 comentários:

bbviana disse...

='(

Jesus disse...

"Que 2011 seja muito melhor que 2010 para todos nós!"
Oh yeah. Oh yeah! Oooh yeah..

Jesus disse...

Aliás, lembrando das séries de Fourier, hoje começa também um ciclo de 10 anos de período..

Como serão seus próximos 10 anos ?

Don Abraone disse...

A minha terceira década foi umas 10 vezes melhor que a segunda. Que a progressão continue.

Silvia disse...

Rumo à meia maratona das princesas!